Cauterização: O tratamento que pode Salvar o seu Cabelo

Sabemos que cuidar de forma devida do cabelo não é algo simples e para que ele fique tanto bonito quanto saudável precisamos estar sempre em busca de novos tratamentos, realizando-os com certa periodicidade.

Então, hoje vamos te contar tudo de mais importante sobre a Cauterização, tirando as possíveis dúvidas sobre ela e te ajudando a entender se é ou não uma opção para você. Confira:

O que é Cauterização?

A Cauterização é um procedimento associado a etapa de reconstrução do cronograma capilar, e diante disso mostra ser um tratamento muito importante para que seja possível reconstruir fios já danificados, principalmente caso esteja evitando cortes.

Vale ressaltar ainda que esse tratamento conta com química em sua formulação, mas ainda assim é compatível com outros procedimentos que você pode já ter realizado anteriormente, incluindo até mesmo o henê.

Para que serve?

Diante do seu efeito que logo é percebido ao final do tratamento, há muitos benefícios com os quais podemos contar. O primeiro deles é que diferente das máscaras comuns de reconstrução, não deixa um aspecto pesado nos fios, pelo contrário, contribui para a suavidade e balanço deles.

Outro ponto é que por reconstruir áreas danificadas do cabelo, a Cauterização também resulta na redução de frizz e volume, um ponto que tende a ser muito valorizado principalmente pelas cacheadas, já que o frizz é uma parte comum dessas curvaturas.

Apesar de ser uma reconstrução, consegue também hidratar o cabelo e deixar nele um aspecto brilhoso, sendo uma ótima opção para usar logo após químicas como alisamentos ou descolorações, diminuindo consideravelmente os dados.

Quando é que o Cabelo precisa de cauterização?

Para saber se o seu cabelo está realmente precisando de cauterização, é interessante que comece analisando o históricos de procedimentos realizados nele, pois isso vai te ajudar a entender melhor os danos sofridos.

Por exemplo, se você tem um cabelo quimicamente alisado, com histórico de descolorações e pinturas frequentes, a cauterização é sim necessária para te ajudar a repor os nutrientes dos fios, trabalhando realmente na reconstrução deles.

De forma mais prática, pode perceber isso se o seu cabelo está sem brilho, com muitas pontas duplas e finas, além do nível de quebra dos fios que podem indicar a necessidade de um tratamento mais potente como esse.

Como é feita a Cauterização nos cabelos?

Todo o procedimento da Cauterização tende a incluir três fases, sendo a primeira delas a lavagem para retirar os resíduos mais antigos dos fios e deixar as cutículas abertas para receber o tratamento.

Após isso, há a segunda etapa onde é utilizada queratina liquida para suprir a necessidade dela nos fios. O tempo de ação é de, em média, 20 minutos  e deve ser aplicada enluvando bem para que penetre no cabelo.

Já a terceira e última etapa é a de ativação do tratamento feito com o auxílio de fonte de calor, para que as cutículas possam ser seladas e o resultado final seja o esperado. Para isso, pode ser utilizado tanto o secador quanto a chapinha.

Quanto dura uma Cauterização?

O período pelo qual vai poder contar com o resultado trazido pela cauterização é de cerca de 30 dias. Curiosamente, o resultado melhora a cada semana, pois conforme o tempo passa o cabelo vai absorvendo melhor os nutrientes.

Após esse período, pode refazer o procedimento de acordo com a necessidade dos fios que vai definir se será refeito mensalmente ou uma vez a cada trimestre, por exemplo.